Parque Estadual dos Três Picos

O maior parque do Estado do Rio de Janeiro abrange os municípios de Teresópolis, Nova Friburgo, Guapimirim, Silva Jardim e Cachoeiras de Macacu. Melhor atração da reserva, o famoso trekking até os três picos desafia aventureiros.

Da entrada do parque, uma primeira caminhada de uma hora leva ao Vale dos Deuses (1700 metros), área de camping grátis e base para seguir para cada pico, lá, tem os acessos ao Pico Menor (2260 metros) e ao Pico Médio (2280 metros)

Ao Pico Maior (2316 m) e à Montanha do Capacete (2000 metros), só se chega escalando.

Outras trilhas, levam à Caixa de Fósforo, pedra com cerca de 30 metros de altura que fica equilibrada em cima de um monte, e à montanha da Cabeça do Dragão (2080 metros), com vista privilegiada de todo o conjunto de montanhas.

A melhor época vai de maio a setembro, quando chove menos.

Informações:

O parque funciona entre 8h e 17h (grátis). A sede, no Vale dos Deuses, dá apoio aos visitantes.

O Parque Estadual dos Três Picos representa um estímulo ao desenvolvimento econômico regional, pois favorece o turismo em todas as suas formas, em especial o ecoturismo, já que oferece muitas possibilidades de trilhas, escaladas e cachoeiras de inigualável beleza. Entre os pontos de atração turística encontram-se o Pico da Caledônia, a Pedra do Faraó, as Torres de Bonsucesso, a Mulher de Pedra e os próprios Três Picos.

A cerca de 50 minutos de caminhada de Cachoeiras de Macacu, na localidade de Boca do Mato, destaca-se ainda um magnífico exemplar de um milenar jequitibá rosa (Cariniana legalis), com copa de de vinte metros de circunferência, elevando-se a cerca de cinquenta metros de altura e idade estimada em aproximadamente mil anos.

Também em Boca do Mato encontra-se uma trilha ecológica que percorre parte do antigo trajeto do extinto ramal de Cantagalo da Estrada de Ferro Leopoldina que ligava Cachoeiras de Macacu a Nova Friburgo, podendo ser encontradas algumas de suas ruínas encobertas pela floresta.

Foto Ecotur 4×4

Quer conhecer este paraíso no Jeep da Ecotur4X4 e saborear a gastronomia local? Entre em contato conosco!

Estaremos a disposição!!



Comentários

Deixe uma resposta